quarta-feira, 10 de março de 2010

De que fonte você tem bebido?

Quando o Senhor vem com seu holofote e começa a sondar as trevas de nosso coração, nós tendemos a fazer a mesma coisa que a mulher samaritana. Nós também somos tão bons em usar evasivas táticas.

Vamos admitir que somos pecadores, é claro, mas nós preferimos não entrar em detalhes. "Eu não tenho marido", é a sua curta resposta. É uma verdade, mas não toda a verdade. "Tu bem disse, não tenho marido", responde Jesus, "pois tiveste cinco maridos, e aquele que tens agora não é teu marido: não há verdade no que falas".


Desta forma, Cristo põe uma faca  na ferida. Isto parece cruel, mas é realmente misericordioso. Jesus não é um médico que ignora feridas. Ele é firme e habilmente maneja o bisturi, a fim de abrir e ESTABELECER a origem real do problema.


O Senhor também nos vem Oferecendo Água Viva. Mas você está com sede? Em certo sentido, estamos, naturalmente, porque todos buscam realização na vida. Temos os nossos desejos e anseios. O problema é que esta mulher teve sede de coisas erradas. Nós cobiçamos objetos que Deus nos proibiu. Isso tudo começou no Paraíso, onde o homem abandonou a Deus, a Fonte das Águas Vivas, e começou a beber nos poços do Pecado.


"Vá buscar o seu marido", disse Jesus com essa mulher. O que você diria se Cristo fizesse esta pergunta para você? Você entende o que ele entende por marido agora, não é? Seu marido aqui significa  o seu pecado, qual a sede que você tem colocado no lugar de Deus. Ele vem a você na pregação da Palavra de Deus e Ele lhe pergunta: Quem é você? Qual é a sua vida? Quais são os seus mais profundos anseios e desejos? O que você quer viver?


O Senhor já conhece a nossa resposta. Ele nos conhece melhor do que nós mesmos. Por que, então, Ele faz tais perguntas pessoais? Porque Ele quer que a gente perceba o nosso problema. Ele quer enfrentar o terrível fato que somos pecadores, por isso vamos confessar todos os nossos pecados. Ele sabe que somos vil pecadores, cada um de nós,  temos que saber disso também. Caso contrário, não vamos  sentir qualquer necessidade de Cristo. Enquanto pensamos que estamos em muito boa forma não vamos a um médico. "Eles que estão sãos" Jesus, diz: "Não precisam de médico, mas os que estão doentes. Eu não os vim chamar justos, mas pecadores ao arrependimento. "Portanto, vá chamar seu marido. Diga-me qual é teu pecado, e confesse-o para mim. Não tente encobrir.


Qual é o seu pecado? Qual é a  fonte secreta que você usa para tentar matar a sua sede? Enquanto você é viciado em qualquer  pecado, você não está bebendo a água viva de Cristo. O marido "não precisa ser necessariamente algum pecado imoral. Pode ser uma coisa perfeitamente respeitável, como sua vida digna, a sua respeitabilidade, ou mesmo sua religião. Se você confia em sua própria bondade, então isso também pode se tornar uma fonte para você. Qualquer coisa em vez de Cristo - em outras palavras - é  pecado, se colocarmos a nossa confiança nele e tirar a nossa satisfação com ele.

Pode parecer que o Senhor está contra nós, quando ele vem com o holofote da Palavra de Deus, mas seu propósito é sempre medicar, tratar.
Talvez alguns de vocês sentem que são  pecadores demais para vir a Cristo. Você percebe que você foi longe no caminho proibido. Como pode o Senhor não tem nada ver uma comigo, você quer saber? Eu sou tão vil e ele é tão santo! Mas você é pior do que essa mulher samaritana? Você pensa que Cristo não seria capaz de ajudá-lo?

 
Nada pode surpreender o Senhor.


Hoje ele vem até você novamente, e ele diz, pecador, venha com teus pecados e deixe-me libertá-lo. Você não pode fazer isso sozinho. Você não pode quebrar as cadeias que o ligam a seus desejos. Você não pode abandonar as fontes de água venenosa com sua própria força. Só Ele tem esse poder. Como delicadamente o Salvador trata esta mulher. Ele aponta os nossos pecados, mas Ele também aponta que é seu Salvador. "Eu sou o Messias", diz ela. Não é estranho, que ele revela sua identidade a esta mulher samaritana? Ele não contou os Fariseus quem Ele era. Ele mesmo proibiu seus discípulos de expor segredo da sua missão. Mas o que Ele negou aos outros Ele contou a esta samaritana, Ele concedeu-lhe, uma pobre pecadora perdida. Jesus ainda faz isso. Ele esconde seus segredos aos sábios e prudentes, mas Ele revela aos pequeninos.


É por isso que Jesus teve que passar por Samaria. É por isso que Ele se sentou junto ao poço - sedento de água, sim, mas ainda mais sedento pela salvação de uma alma perdida.


O Senhor Jesus ainda está sentado junto ao Poço da salvação hoje. Ele ainda está à espera para os pecadores como a Samaritana, os pecadores sedentos que estão bebendo dos poços do pecado, mas que não estão Satisfeitos, que se sentem tão vazios por dentro.

Eugenia Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog