quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Desafio: Com a Graça

A vossa palavra seja sempre com graça, como se temperada com sal, de modo que você vai saber como você deve responder a cada pessoa. Colossenses 4:06 NVI

Eu gosto de fórmulas. Gosto de metodologias. Eu gosto de coisas previsíveis e esperadas. Se eu pudesse fazer a mesma coisa em todas as situações, tornaria  a vida muito mais fácil!

Mas essa não é a maneira como funciona caminhada cristã. Não significa que Deus muda em cada situação, porque Ele é sempre o mesmo. Mas, Ele tende a funcionar de forma diferente em situações diferentes. Ele nos fez todos únicos. Nenhuma fórmula funciona para a obra de Deus em e através de nós. Não é a constante de Sua graça, e não são seus métodos agir da mesma forma com cada pessoa porque somos diferentes. E Ele nos conhece muito bem.

Por que deveríamos esperar dos outros apenas atitudes que apreciamos? Talvez nosso desejo seja que todos tenham o mesmo temperamento que nós. Talzez isto esteja incutido em nossa mente. E quando percebemos que os outros não pensam como nós, consequentemente nos sentimos desvalorizados, rebaixados.

Olhando para  este versículo, eu sinceramente não sei o que Paulo diz aqui, é difícil entender  esta linha de pensamento. Talvez tenha sido a idéia de que "cada pessoa"  precisa ser respondida de forma individual, de acordo com seu temperamento e caráter. Seja qual for o caso, este é o desafio que senti hoje: ser conduzida pelo Espírito e a graça de Deus em todas as interações ao invés de tentar confiar em uma fórmula.

Seja na minha interação pessoal com o Senhor através da oração, em minha interação com o meu marido, cumprindo as suas necessidades, na minha interação com os crentes de acordo com as instruções bíblicas, ou na minha interação com o mundo e a sua necessidade de um Salvador. Não existe um padrão definido, que trabalha no dia a dia por essas interações.

Apenas a apresentação de que a graça de Deus vai trabalhar. E a nossa forma de agir nestas interações com outros deve ter o tempero adequado para cada um deles conforme a graça de Deus que em nós opera. A graça que representa uma "favor imerecido", e é com este favor que precisamos tratar a todos, cada qual com seu temperamento.

Eugenia Oliveira



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog