quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Felicidade



Pois tive grande gozo e consolação no teu amor, porque por ti, irmão, os corações dos santos têm sido reanimados. Filemon 7
Esta frase exige nossa atenção, pois Paulo está na prisão, ele está preso, seus movimentos físicos são limitados, o seu lazer é limitado, seus prazeres são negados. Nestas circunstâncias, como Paulo pode fazer a afirmação de que ele não é apenas feliz, mas que "ele tem muita felicidade?"

A felicidade é uma situação de bem-estar ou a prosperidade geral da humanidade. Abrange as circunstâncias da vida e relacionamentos. E a felicidade pode executar a gama de tranqüilidade para extáticos intensos, e o termo freqüentemente usado nas Escrituras para descrever a felicidade é "bem-aventurança." bem-aventurança diz respeito a felicidade a Deus e o seu desígnio de graça.

A felicidade tem muitas facetas diferentes relacionadas:

1. Felicidade relacionada à prosperidade é descrito no Salmo 128: 1-4, Bem-aventurado todo aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos. 2 Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem. 3 A tua mulher será como a videira frutífera, no interior da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira, ao redor da tua mesa. 4 Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor.

2. I Pedro 3:14 declara que os crentes podem ser felizes, mesmo no sofrimento, "Mas também, se padecerdes por amor da justiça, bem-aventurados sereis; e não temais as suas ameaças, nem vos turbeis;"

3. Provérbios 3:13 diz que a verdadeira felicidade é encontrada através do conhecimento da Palavra de Deus: "Feliz é o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire entendimento;"

4. Provérbios 14:21 afirma que a felicidade pode ser adquirida a partir de tratar os outros com bondade e graça, "O que despreza ao seu vizinho peca; mas feliz é aquele que se compadece dos pobres." 

5. Romanos 14:22 diz que uma consciência clara produz um tipo de felicidade: "A fé que tens, guarda-a contigo mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova."

6. Provérbios 29:18 afirma que a felicidade vem da obediência às leis da terra e que a apostasia e anarquia espiritual acompanhar uns aos outros: "Onde não há revelação, o povo se corrompe, mas feliz é aquele que guarda a lei."

7. Salmo 144:13-15 afirma que a felicidade vem de viver em uma nação livre e próspera.

Para entender completamente o conceito de felicidade, devemos entender a felicidade de Deus. Para a felicidade de Deus é único no sentido de que a felicidade de Deus é absoluta, perfeita e ilimitada. Em outras palavras, porque Deus é perfeito ele tem a felicidade perfeita. E como Deus é eterno, assim é a sua felicidade, a felicidade de Deus não termina nunca e nunca foi diminuída em, pelo menos e não pode ser alterada.

E já que Deus é perfeito, isto significa que Ele é a perfeita justiça, assim a felicidade perfeita vontade de Deus está diretamente ligada a um fato simples: Deus nunca está errado, nunca foi errado, e nunca estará errado. Isto faz Deus feliz. Além disso, uma vez que Deus é perfeito Ele também é justiça perfeita, o que significa que Deus nunca é injusto, desleal ou injusto. Isto faz Deus feliz. Na medida em que Deus é perfeito, seu amor é perfeito, isto significa que Deus ama os outros membros da Trindade com um amor perfeito e que Ele ama a Si mesmo com um amor perfeito e que Ele ama as Suas criaturas com um amor perfeito, essa capacidade de amar perfeitamente, sem limites ou atenuação, faz Deus feliz. E porque Deus é Onipotente, isso lhe dá uma capacidade ilimitada para ser feliz. Em Seu gênio onisciência de Deus acrescenta muito a compreensão e a nitidez para sua felicidade, em outras palavras, Deus sabe que Ele está feliz.

Finalmente, em sua soberania, no seu reinado, em sua supremacia, Deus determinou que Ele irá compartilhar sua felicidade com o homem perfeito, por Salmo 43:4 diz: "Então irei ao altar de Deus, a Deus, minha alegria e meu deleite. quero louvar-te com a harpa, ó Deus, meu Deus. " E o Salmo 97:12 diz que Deus compartilha sua felicidade com a humanidade, "Alegrai-vos no Senhor, vós que sois [perfeita justiça dada à humanidade a ponto de salvação] justos, e bendizei o seu santo nome." E Habacuque 3:18 afirma que uma vez que o crente tem a justiça perfeita de Deus deu a ele alguma coisa, então o crente pode ser dado e tudo por Deus, pois Deus dá a Sua justiça perfeita (o crente) de sua perfeita justiça (em Ele mesmo).

O fato de que Deus tem determinado a dar a sua felicidade para a humanidade e encontrou uma maneira de fazer graça, ele é chamado. E instrumento da graça de Deus é o Senhor Jesus Cristo, assim, a verdadeira felicidade começa no momento da crença em Cristo. Este é o lugar onde a felicidade começa. De lá, mais o crente sabe sobre Deus e Cristo, a maior capacidade do crente para a felicidade se torna. Assim, através do crescimento espiritual felicidade do crente pode tornar-se como a felicidade de Deus: sem limite, sem depender de circunstâncias ou eventos, ou pessoas, ou de qualquer influência exterior. E João 13:17 declara que a maturidade espiritual é atingida uma vez, as ações crente felicidade de Deus é perfeito, "Agora que você sabe que essas coisas (a Palavra de Deus), você será abençoado (a felicidade intensa) se você fazê-las."

Em outras palavras, a Palavra de Deus é a fonte da felicidade do crente, de acordo com João 17:13, "Eu estou vindo para você agora, mas digo estas coisas enquanto ainda estou no mundo, de modo que eles podem ter a plena medida da minha alegria dentro delas. "

E a felicidade perfeita de Deus partilha deve ser a propriedade de todo crente, de acordo com Filipenses 4:4 e I Pedro 1:8, que diz: "Alegrai-vos sempre no Senhor Eu vou dizer outra vez:.! Alegra-te" "Apesar de você não tê-lo visto, amais; e mesmo que você não vê-lo agora, você acredita em si e são preenchidas com uma alegria inefável e gloriosa". E uma vez que as ações crente a felicidade perfeita vontade de Deus, a felicidade do crente não pode ser diminuída por: circunstâncias, coisas ou pessoas, de acordo com Filipenses 4:11,12; Hebreus 13:5,6 e Hebreus 12:2,3, que diz: "Eu sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado ou com fome, vivendo na abundância ou na quero. " "Mantenha a sua vida livre do amor ao dinheiro e se contentar com o que você tem, porque Deus disse: 'Nunca te deixarei, nunca jamais te abandonarei." Então podemos dizer com confiança: O Senhor é o meu ajudador, não vou ter medo. O que o homem pode fazer para mim? '"" Considere aquele que suportou tal oposição dos pecadores, para que não se cansem nem desanimem. "

Assim, mesmo que a humanidade habita um mundo imperfeito, a humanidade pode ter a felicidade perfeita vontade de Deus. E de acordo com I Coríntios 11:24,25, Filipenses 1:3, e Cântico dos Cânticos 3:1, 4:6 e 8:6, a partilha da felicidade de Deus aumenta a capacidade do cristão para amar os outros e com Deus. Judas 24 afirma que a felicidade experimentada pelo crente no céu é mais intensa do que na terra, este grau de intensidade está relacionada com a localidade céu, e não a quaisquer limitações na partilha da felicidade perfeita de Deus.

Isaías 35:1,2 declara que na felicidade Milenar futuro Reino de Cristo será onipresente.

E de acordo com os seguintes versos, II Samuel 1:19-20, Eclesiastes 9:9, 11:8,9, e Provérbios 23:24,25, a felicidade derivada do "mundo", o pecado, o mal, e 'prazer é temporário e insuficiente. Para a "idade da estética que procura satisfação através dos sentidos, a beleza física, excitação erótica, através do sucesso em qualquer de suas formas." E a felicidade interior verdadeiro não pode ser encontrada através dos sentidos ou da celebridade.

Em última análise, uma pessoa realmente feliz é  o crente que compartilha a felicidade perfeita vontade de Deus, proporciona felicidade para, e é um "ministério de refrigério para os" outros crentes e descrentes. Este conceito é encontrado em Filipenses 2:28,29, Romanos 16:32, II Coríntios 7:13, eo nosso verso, Filemon 7, que diz: "Porque eu vim a ter muita felicidade e de encorajamento por seu amor (de Cristo ) porque o ternas afeições dos santos foram atualizados através de você, irmão. "

O uso que Paulo faz do termo "irmão", adelphos, indica que Filemon não é apenas um crente companheiro, um membro do sacerdote real / família de Deus, juntamente com Paulo, mas que Paulo está prestes a discutir uma questão "família".

O termo grego para "refrescado" é ANAPAUO. No entanto, a idéia de comandos mais atenção e mais detalhe, como "refresco" é um atributo dos crentes que tenham atingido a maturidade espiritual. Assim, poderíamos dizer que o "ministério do refresco 'é a realização e a função da maturidade espiritual.

Paulo chama de "refresco".  Isto significa que Filemom é uma vivificante e calmante personalidade a todos os que se relacionam com ele. Espiritualmente, Filemon fornece refresco para os outros. É um prazer estar  ao redor de Filemon, outros o  procuram para que eles possam ser restaurados por sua calma fé em Deus, por sua força de amor para com os outros, por sua compaixão real, e por sua perspectiva-doutrinária para a vida.


Eugenia Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog