sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Mitos sobre mudanças na vida!

Vivemos em uma cultura de falsas promessas, um mundo que promete-nos que podemos evitar o caos, viver em liberdade, e manter a nossa própria agenda e orgulho intacto.

Quando você está procurando mudar a vida de verdade, é importante compreender as falsas soluções que o mundo oferece para os problemas em sua vida. Como o apóstolo Paulo disse aos seus companheiros crentes,

Então, como você recebeu Jesus Cristo como Senhor, continuem a viver nele, enraizados e edificados nele, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão. Veja por que ninguém vos faça presa por meio de filosofias e vãs sutilezas, que depende da tradição humana e os princípios básicos deste mundo ao invés de Cristo. (Colossenses 2:6-8, NVI)

Paulo está preocupado para que não nos permitamos ser tomados "cativos pela filosofia e vãs sutilezas." A palavra grega traduzida como "cativos" é parecido com "sequestrado" ou "seqüestrada". Para Paulo o ponto é que nós podemos ser sequestrados por falsidade quando menos esperamos. Ele nos exorta a viver com os olhos abertos para as influências culturais que procuram ganhar a nossa lealdade quando não estamos prestando atenção.

Paulo nos diz que podemos ser cativados por diagnósticos de vãs sutilezas e as soluções que se apresentam demonstrando ser superior a Cristo. Nossa cultura está cheia de teorias e vãs sutilezas das mudanças que se fazem passar como a sabedoria bíblica, muitas vezes porque emprestam algum aspecto da verdade bíblica. No entanto, eles são ocos, porque eles perdem o centro da sabedoria bíblica, que é Cristo. De alguma forma, eles permitem que a pessoa viva independente de Cristo e isso evita a transformação profunda do coração que só Cristo pode trazer.


Quais são as alternativas enganosas e ecos existentes em nossa cultura?


Mito 1: "Eu só preciso mudar a minha situação."

A abordagem mais popular para mudar  incide sobre as circunstâncias externas:

• "Eu preciso de mais dinheiro."

• "Se eu pudesse mudar minha aparência, minha vida seria melhor."

• "Se eu pudesse me casar, a vida seria melhor".

• "Se eu pudesse sair desse casamento e encontrar alguém que me valoriza, eu não estaria tão deprimido."

• "Se meus filhos me respeitavam da maneira que devem, eu ficaria mais feliz."


Apontar o dedo é a estratégia, e o objetivo é mudar a minha vida, mudando as circunstâncias ao meu redor.

No jardim do Éden, Adão foi o primeiro a empregar esta abordagem culpando Eva (e Deus) por seu próprio pecado: "Foi a mulher a quem você deu para ficar comigo." (Gênesis 3:12, ACF). A culpa é da outra pessoa. Se não for outra pessoa, outra coisa, o duro dia de trabalho, a falta de dinheiro. Em qualquer situação difícil, a tentação de culpar os outros abunda.

Esta abordagem para a mudança não é apenas decepcionante, mas ocas também. Falta expor  a necessidade de graça redentora de Cristo, e coloca a culpa em meu pecado, à porta de Deus! Culpamos a Deus por colocar o problema, pessoa ou circunstância em nossa vida. Nós questionamos a sabedoria de Deus, bondade e caráter. Obviamente, com esta abordagem, a graça de Deus não vai ser recebida.



Mito 2: "Eu preciso mudar meu comportamento."


Às vezes, estamos dispostos a reconhecer que a necessidade de mudança é um pouco mais perto de casa:


• "Eu deveria ser mais paciente e agradável para com minha esposa."

• "Eu tenho que parar de explodir com meus filhos e começar a dar mais tempo para minha igreja. Eu devo conversar com os meus vizinhos e parar de ficar visitando os sites da Internet. "

• "Eu não deveria deixar que a opinião das pessoas me  influenciassem tanto!"


Muito provavelmente, todas essas afirmações são verdadeiras. Seu comportamento tem de mudar! Mas ele não vai mudar  as razões pelas quais você continua a fazer essas coisas. Em vez disso, você simplesmente espera substituir o mau comportamento com o bem.

As passagens bíblicas que enfatizam a necessidade de novos comportamentos são todas construídas sobre a base da graça de Deus no trabalho para mudar os nossos corações por meio do poder do Espírito. A Palavra e o Espírito agem em conjunto, permitindo-nos a ver Cristo em todo o seu poder e misericórdia.  Esse tipo de mudança radical do coração reorienta-me na vertical de pessoa para Deus, e me arrependo do que eu tenho querido no lugar de Cristo. Esta mudança vertical, em seguida, leva a um comportamento novo na horizontal, de pessoa para pessoa.

Uma abordagem de mudança que só incide sobre o comportamento externo nunca é suficiente. mudança bíblica é muito mais!


Mito 3: "Eu preciso mudar meu pensamento."

Você já viu os anúncios de TV. Eles se concentram em uma doença social, como racismo ou doenças sexualmente transmissíveis e terminam com uma mensagem otimista de pessoas que mudam através da educação. Nesta abordagem para a mudança, o seu pensamento tem de ser ajustado de forma que seu comportamento vai refletir os pensamentos úteis sobre a sua situação.

Essa visão de mudança está mais para uma verdadeira compreensão bíblica da mudança, mas não é suficiente. As nossas expectativas e desejos que desempenham um importante papel na determinação de nossas ações e respostas para a vida, e a Bíblia nos chama para mudar a maneira como pensamos sobre as coisas. Mas esta abordagem novamente omite a Pessoa e a obra de Cristo como Salvador. Em vez disso, reduz a nossa relação com Cristo para "pensar o seu pensamento" e "agir como Jesus agiria." Se você tem um problema com a raiva, você precisa memorizar alguns versículos para que você possa recitá-los em momentos de raiva. Se você luta com medo, você deve ler passagens da Escritura que se concentram em confiar em Deus quando você está com medo.


Esta ênfase não apresenta uma pessoa que quer não só mudar a nossa forma de pensar sobre a vida, mas para mudar a nós também. Somos mais do que pensadores. Nós somos adoradores que entram em relação com a pessoa  vai nos dar vida. Jesus vem para transformar o nosso ser inteiro não apenas a nossa mente. Ele vem como uma pessoa, não como um conceito cognitivo, Ele não vem para inserir uma nova fórmula para a vida.


Mito 4: "Eu preciso mudar a maneira como eu me vejo."


"Acredite em você!"

"Você é uma pessoa boa, talentosa."

"Você pode fazer qualquer coisa que você põe sua mente."

"Não seja tão duro consigo mesmo."

Esta abordagem parece mudar dentro de si o poder de mudar. Isso parece mais profundo, pois ele aborda os nossos sentimentos mais íntimos.

Essa visão começa com uma visão positiva da nossa bondade inata e a necessidade de afirmar a nossa bondade. Quanto mais fazemos, somos informados, mais seremos capazes de amar a nós mesmos e aos outros. O grande mandamento é freqüentemente citado como prova bíblica para essa teoria da mudança ". Você não pode amar a Deus ou aos outros se você não amar a si mesmo primeiro"

Parece tudo tão bíblico! Mas faz suposições sobre o coração humano, que a Bíblia não faz.

A hipótese mais importante nesta teoria é que nossos corações estão vazios e precisam ser preenchidos. Mas a Bíblia não diz que estão vazios. Pelo contrário, ela diz que somos um caldeirão de desejos de tudo, mas do Deus vivo e verdadeiro. Esta abordagem diz nos sentimos vazios, mas a verdade é que as coisas que buscamos não são suficientes para satisfazer o que só Deus pode satisfazer.

Mas não somos seres vazios! Nós somos rebeldes contra Deus.

A "auto-estima" é uma solução é enganosa, pois parece capturar o que sentimos por dentro, mas nos faz parecer muito mais passivos e inocentes do que realmente somos. A Bíblia nos descreve como desertores e os inimigos de Deus que querem se encher com as coisas da criação em vez do Criador (Romanos 1:21-25). Este ponto de vista lisonjeia-nos muito mais do que merecemos.


Uma abordagem da Escritura nos convida a abandonar as coisas que temos procurado para preencher nosso vazio. Antes nós podemos apenas ser preenchidos com a graça de Deus, devemos nos empenhar no arrependimento, inteligente e honesto. Temos de abandonar e destruir o deus-substituições que têm suplantado o verdadeiro Deus em nossas vidas.

O arrependimento é uma forma de esvaziar o coração. Tiago 4:1 diz que nós lutamos com os outros, porque não estamos vazios, mas porque estamos cheios de paixões que guerreiam dentro de nós. Junto com profundo arrependimento, a Escritura nos chama a fé que descansa e se alimenta de Cristo vivo. Ele nos enche de si mesmo através da pessoa do Espírito Santo e os nossos corações são transformados pela fé.

A Bíblia concorda que a culpa e auto-aversão pode impedir a mudança. Em uma leitura superficial, parece plausível que precisamos de muita afirmação: "Se eu só posso lidar com essa culpa opressiva e aumentar minha auto-estima, então eu serei livre para viver e amar".

Mas esta abordagem é oca porque não oferece uma boa notícia para a pessoa culpada e sua auto-depreciação. Em vez de conectar a nossa culpa e vergonha para o nosso próprio pecado e rebelião contra Deus, essa visão subestima a nossa culpa e perde uma grande oportunidade de nos chamar para trabalhar o amor de Cristo em nosso favor. Isso obscurece o caminho para o perdão real, alegria e paz na cruz.

Da mesma forma, a pessoa que trabalha sob um falso senso de culpa e vergonha por causa dos pecados de outros contra ela precisa mais do que afirmação e isso aumenta a sua auto-estima. Ela precisa ver que a cruz esclarece que ela é responsável apenas por seus próprios pecados, não pelos pecados dos outros que tão profundamente a feriu. A visão de Deus sobre o pecado levanta a vergonha e auto-aversão, dando-lhe uma identidade que está enraizada em Cristo, não no mal que ela experimentou.

A cruz de Cristo me mostra quão glorioso, misericordioso e perdoador é Deus e quão grande é o Seu amor por mim em Cristo. Este reconhecimento da minha culpa e glória de Deus é a única coisa que pode erradicar a vergonha e auto-desprezo. E isso é encontrado fora de mim não, dentro de mim. Eu sou chamado ao amor de Deus, não a mim mesmo.

Mito 5: "Eu só preciso confiar em Jesus."

Você pode ficar surpresso por eu ter listado este mito. A chave aqui é entender quem é o Jesus que eu preciso confiar. Em algumas abordagens de mudança, Jesus é apenas uma terapeuta que atende a todas as minhas necessidades. Mas é o meu terapeuta ou o meu Redentor?

Se Ele é o meu terapeuta, então ele atende as minhas necessidades como eu defino. Se Ele é o meu Redentor, Ele define as minhas verdadeiras necessidades e trata-los de forma muito mais gloriosa do que eu poderia ter antecipado.

Ao invés de tentar me amar, eu penso sobre o quanto Jesus me ama. Lutar para  me amar - é terapia!

É claro que Deus derrama seu amor sobre nós em Cristo. Todo mundo que lê a Bíblia sabe disso. Mas Jesus não é uma máquina de venda automática que dispensa o que queremos para que possamos nos sentir bem sobre nós mesmos. Ele é o Santo que vem para nos purificar, para encher-nos, e nos mudar.

Ele não faz isso de acordo com nossas agendas. Ele não vai atender às nossas necessidades rebeldes. Ele nos ama demais para simplesmente nos fazer felizes. Ele vem para nos fazer santos. Haverá muitas ocasiões em que Ele não nos dará aquilo que achamos que precisamos, mas sim, Ele nos dará o que ele sabe que nós precisamos.



Tudo está completo em Cristo!


Tudo sobre Deus foi revelado em Cristo, e quando alguém se torna um cristão, toda a plenitude que habita nele. Nós não precisamos de mais alguma coisa para nos encher - temos Cristo. Isso é impressionante quando você considera a grandeza do nosso glorioso Deus, poderoso, misericordioso e sagrado.


Em 2 Pedro 1:4, a Bíblia diz que os fiéis "participantes da natureza divina, fugissem da corrupção do mundo, causada pelo desejo do mal." Nós não nos tornamos divinos, mas temos o Divino que habita em nós a partir do momento em temos confiança em Cristo. Nós temos tudo que precisamos para viver de forma piedosa. Não há necessidade de sermos seduzidos por promessas enganosas e ocos de mudança que nos levam para longe de Cristo. Estas promessas vem a ser as formas de escravidão que  escravizam a nós mesmos e nossa auto-suficiência. Elas  nos "protegem"  de perder o controle e acabam nos escravizando às nossas próprias agendas.

A plenitude de Cristo dá-nos duas coisas: Ela purifica-nos do pecado e nos eleva a uma nova vida! Paulo está enfatizando que o perdão dos pecados nos traz liberdade sobre os poderes do mal. A nossa nova vida e novo poder nunca são separados das Escrituras, precisamos  mantê-los juntos em nossas vidas.

Nada é sutil sobre a guerra permanente que assola toda a vida cristã. Provações e tentações não faltam, mas como reagimos a eles a partir de um novo ponto de vista.

JC Ryle capta que a confiança ativa em Cristo que é necessária para nossa santificação: "Quer ser santo? Quer se tornar uma nova criatura? Então você deve começar com Cristo. Você não vai fazer nada, e não vai ter nenhum progresso até que você perceba o seu pecado e fraqueza, e fuja dele. Jesus é a raiz e o início de toda a santidade."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog