sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Aprenda a lidar com a raiva!

As maneiras de Deus lidar com o erro são maravilhosas e surpreendentes, combinando firmeza com honestidade, gentileza com o perdão.

Mas como você pode colocar isso em prática? Como você aprende a deixar lidar com a raiva de forma errada e  passa apenas a expressar a raiva de forma construtiva?

O apóstolo Paulo oferece ajuda prática em sua carta aos Efésios. Ele tem muito a dizer sobre como lidar com sua raiva:

29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que seja boa para a necessária edificação, a fim de que ministre graça aos que a ouvem. 30 E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. 31 Toda a amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmia sejam tiradas dentre vós, bem como toda a malícia. 32 Antes sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo. 1 Sede pois imitadores de Deus, como filhos amados; 2 e andai em amor, como Cristo também vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave. Efésios 4.29-5-2.


Paulo começa dizendo como não expressar nossa raiva. Primeiro, ele diz que não devemos guardar para nós mesmos ("deixar amargura"). Segundo, ele diz que não devemos despejar a nossa raiva em outra pessoa ("ira e raiva"). Finalmente, não devemos procurar pessoas para nos envolver com rumores e fofocas ("clamor e a calúnia").


Então, se você não pode se encher de raiva, ou explodir, ou  fofocar, o que resta?

Você tem que pedir ajuda a Deus. Quando você ir até Ele, você vai aprender a pensar através de suas reações de raiva e como reagir de uma maneira que seja construtiva.

Sua raiva será transformada quando você entender profundamente em seu coração como Deus, em Cristo, te trata.

A paciência de Deus, o confronto misericórdia, perdão e amor só se tornará real na sua vida quando seu relacionamento com Ele crescer. Comece com um encontro sincero com Deus.

Deus nos deu o Livro de Salmos para que tenhamos muitas maneiras diferentes de falar com Deus sobre as coisas que realmente importam para nós. Alguns salmos falam com Deus sobre nossos pecados (Salmos 32 e 51). Outros salmos falam sobre o sofrimento da injustiça nas mãos de outros (Salmos 10 e 31). E muitos salmos falam de ambos (Salmos 25 e 119).

Todos os salmos falam de Deus, e revelam o que Ele é como pecisamos d'Ele, e como expressar o amor por Ele. O salmos são poéticos, mas não são poesia, são exemplos vivos dada para nos ensinar como falar honestamente com Deus sobre coisas que importam.

A Bíblia é um livro vivo e isso o difere de  livros de auto-ajuda, medicamentos e controle da mente. Estar em relação com o Deus vivo é o que vai mudar gradativamente sua raiva destrutiva para construtiva.

Lembre-se da mensagem do Deus de amor e misericórdia para com você. À medida que você entender o amor de Jesus com todo seu coração, você vai notar que, passo a passo, uma verdadeira mudança estará acontecendo.

Sua vontade de ser dominado por Jesus e segui-lo para fazer Dele a sua primeira prioridade vai permitir que você o imite em expressar sua raiva de uma forma redentora.

Em seguida, seus conflitos não terminaram com portas batidas e silêncios feridos. Em vez disso, haverá um diálogo construtivo  e o desejo de cada um de vocês a crescer à imagem de Deus.

Seu relacionamento real com o Deus que te ama ao extremo irá permitir que você cresça em ter relacionamentos humanos reais, onde os conflitos vão se tornar uma oportunidade para a compreensão do crescimento, e expressão dos frutos do Espírito.

Eugenia Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog