"Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois ele supre aos seus amados enquanto dormem". Salmo 127.2
É de conhecimento comum que as tentativas de resolver conflitos no fim de noite são imprudentes - quando estamos cansados, não temos clareza e auto-controle para resolver nossas divergências. A ciência também confirma que privação de sono também afeta julgamentos morais.
O sono é um dos limites concedidos à criatura finita do todo-suficiente Criador, benevolente. Deus criou o sono para restaurar a nossa saúde, reforçar a nossa aprendizagem, e o processo de nossas memórias.
Eu acho que Ele também nos deu o sono, a fim de que possamos entender a dimensão de descansar e confiar Nele como Aquele que cuida dos detalhes de nossas vidas.
Há algumas etapas da vida em que a insônia pode ser um fator inevitável, tal como momentos que são necessários cuidar de um bebê recém-nascido ou quando um membro da família está com uma doença grave. Eu acredito que Deus irá fornecer sustentação e graça para essas necessidades.
Mas quando perdemos o sono, a fim de ficarmos preocupados com coisas de nossas listas de tarefas ou para entreter a ansiedade por conta de algo que ainda não aconteceu ou nunca acontecerá, estamos ignorando uma verdade fundamental: somos finitos e nunca vamos fazer tudo o que está em nossa agenda. Só Deus vai realizar tudo o que Ele declarou que vai acontecer.
Esta é a província de um Infinito, Onisciente, ser Todo-suficiente. Que deve humilhar-nos e encorajar-nos, ao mesmo tempo, pois este é também o único que amorosamente cuida de nós enquanto dormimos.
"Em paz me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança". Salmo 4.8
Bons sonhos!
Eugenia Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário