segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

A identidade do cristão

13Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens.14Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte;15nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa.16Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus. Mateus 5:13-16.


Jesus deu novo sentido a vida dos discípulos, Ele ofereceu uma nova identidade.

Os apóstolos passaram por um processo gradativo e por vezes, penoso de ruptura com o típico sectarismo intransigente judaico, eles que imprimiam um forte sentimento de exclusividade, receberam a desafiadora perspectiva de evangelizar os gentios.

Foram impulsionados a fazer numerosas campanhas missionárias, orientadas para um mundo, que embora ostentasse uma atmosfera relativamente pacífica, apresentava muitas situações de conflitos sociais localizados, típicas de uma sociedade que experimentava o impacto de profundas transformações culturais.

Em suma, Jesus propunha que fossemos diferentes... E que tivéssemos uma identidade diferente.

Mudando o homem, Jesus tem o condão de mudar a sociedade inteira.

Quando cada cristão se conscientizar de sua identidade como sal e luz, os planos de Deus serão estabelecidos de fato e os frutos serão abundantes.



Aprendendo novas palavras:
Sectarismo: visão estreita, intolerante ou intransigente. Muitas seitas e religiões têm uma visão proselitista das verdades que pregam. Algumas atitudes de grupos ideológicos também podem ter comportamentos sectários na defesa ferrenha de seus ideais. http://pt.wikipedia.org/wiki/Sectarismo
Intransigente:Que ou quem não transige, não faz concessão. Intolerante. http://www.dicio.com.br/intransigente/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog