terça-feira, 27 de abril de 2010

LIÇÕES DA VINHA DO SENHOR

Leia: João 15:1-8


Disse Jesus:
contudo, assim procedo para que o mundo saiba que eu amo o Pai e que faço como o Pai me ordenou. Levantai-vos, vamo-nos daqui.
 João 14.31

João 14:31 nos diz que Jesus e os discípulos estão prestes a deixar o cenáculo, onde eles têm partilhado a refeição da Páscoa. Eles estão indo para o Jardim de Getsêmani onde Jesus vai orar e ser preso pela multidão conduzida por Judas. Jesus fala as palavras que comprometem Capítulos 15 e 16 enquanto caminham para o jardim.

Neste capítulo, Jesus aparece para nós como A Videira Verdadeira. É de imaginar Jesus e os seus homens caminhando pelas ruas escuras da cidade e depois passando para além das paredes para a paisagem ao redor.


Enquanto caminhavam em direção ao Jardim de Getsêmani Jesus começou a falar aos seus homens sobre a vinha, vinha e ramos. O que levou a esse ensinamento? Existem várias possibilidades. Sem dúvida, eles teriam passado perto do templo, que tinha grandes superfícies esculpidas em suas portas. Eles podem ter passado pelo Portão de Gate que tinha também  uma vinha linda esculpida nela. Claro, era abril, e isso significava que as videiras estariam começando a florescer com a promessa de uma colheita fresca. Enquanto Jesus caminhava com seus discípulos, talvez ele estendeu a mão e tomou uma videira em Suas mãos e usou-o para ensinar uma lição aos seus homens.

Poderíamos nos perguntar, "Por que Jesus lhes dá esse ensinamento agora?" A resposta é simples: eles precisavam! Estes homens foram apenas informados de que Jesus está indo embora, mas que seu trabalho vai continuar, e que é para continuar com eles e suas vidas, João 14:12. Se eles fossem para continuar a obra do Senhor, então eles precisavam saber como produzir esse tipo de fruto em suas vidas. Ele quer que eles sabem que a única maneira que pode ser frutífera para a glória de Deus é para permanecer nele, A Videira Verdadeira.


Hoje, estamos cerca de 2.000 anos afastados da noite, mas o trabalho do Senhor continua. Deus ainda está trabalhando com os seguidores de Jesus Cristo para realizar seu trabalho e no mundo de hoje. Muitos de nós podem sentar aqui e perguntar como é  podemos produzir esse tipo de fruto em nossas próprias vidas. Bem, a resposta pode ser encontrada nesses versos. Hoje, quero compartilhar com vocês algumas lições simples que podemos aprender com o Senhor Jesus.


Lições da vinha do Senhor. Estes versos preciosos nos ensinam como podemos ser ramos frutíferos para a glória do Senhor.


I. UMA LIÇÃO SOBRE RELACIONAMENTOS


Em versículo 2 Jesus usa a frase "em mim." Ele está nos dizendo que Ele está falando aqui de pessoas que estão em uma vital, vivificante relação a Si mesmo, Ele está falando para aqueles que são salvos. Ninguém pode ser considerado uma filial na Vinha do Senhor a menos que haja uma ligação vital com Ele. Ninguém pode dar fruto para a glória do Senhor a menos que estejam ligados à Videira. Nada menos que 6 vezes nestes versículos, Jesus usa a frase "em mim." Ele está falando sobre uma situação que é uma necessidade absoluta para a vida, dar frutos.


Como se chega a ser "em" Jesus? A única maneira que isto pode acontecer é para com o  "novo nascimento". Isto ocorre quando uma pessoa reconhece que é um pecador.  E responde ao seu chamamento pela fé, recebe a obra consumada de Jesus na Calvário como o pagamento por seus pecados, e confessa que Ele seja o Salvador de suas almas. Esta é a forma bíblica de salvação, Rom. 10:9, 10:13, Atos 16:31.


 Agora, há muita gente "em" Religião e há muita gente"em" na igreja. Há muitos que são morais, as pessoas decentes, mas isso não significa que eles são "em" Jesus! Na verdade, muitos são e serão enganados nesta matéria, Mateus. 7:21-23. Não deixe que isso aconteça com você! Tenha certeza que você está salvo e que foram enxertados na Videira Verdadeira, Rom. 9:17.


Ninguém pode ser um ramo frutífero para a glória de Deus, até que eles têm uma importância vital, vivificante conexão com a videira. Sem essa conexão vital, o "seiva da vida" Não pode fluir dentro e através de você. Antes que você pode ter qualquer outra coisa, de Deus ou com Deus, você deve ter esse relacionamento com Deus. Antes que você possa ter uma esperança do Céu, ou o perdão dos pecados, você deve ter um relacionamento com ele. Você consegue identificar um momento em sua vida, quando essa relação passou a ser na sua vida? Se não, você pode ser enxertado em Hoje, se você vai vir para o Senhor Jesus Cristo, pela fé, e clamar por Ele para a salvação da sua alma. Ele não vai transformá-lo afastado, João 6:37. Afinal, basta olhar para tudo que ele fez para salvá-lo! (Ill. João 3:16, Isa. 53:1-12; Rom. 10:21.)


II. LIÇÃO SOBRE A REPRODUÇÃO


A videira tem uma finalidade distinta: fruto do rolamento. Mas, se você notar, a videira e não o fruto. Delega  dar frutos aos ramos. A videira tem fruto, mas seus frutos são os ramos!


Assim é com Jesus Cristo. Ele veio a este mundo para morrer na cruz pelos pecados do homem caído, Marcos 10:45, Lucas 19:10, João 18:37. Seus frutos são as almas salvas por Sua graça. Seus frutos são crentes. Seus frutos são os ramos que foram enxertados Nele pela graça. Seu fruto é de nós, e Ele delegou o rolamento da fruta para você e eu.


Quando um ramo é enxertado em uma árvore frutífera, ela recebe a vida da árvore, mas continua a suportar o seu próprio tipo de fruta. Por exemplo, se você enxerto de um ramo de uma árvore de pêssego em uma macieira, o ramo que é enxertado em continuará a suportar os pêssegos, enquanto a árvore de acolhimento tem maçãs.


No entanto, quando um ramo selvagem é enxertado em Jesus Cristo, a videira verdadeira sucursal selvagem que recebe uma nova natureza. O perdido pecador que vem a Jesus para a salvação recebida do Senhor de uma marca nova natureza. Na verdade, ele recebe o "natureza divina", 1 Pet. 2:4. Essa é a essência do "novo nascimento." Ela transforma aqueles que são salvos em "novas criaturas" 2 Coríntios. 5:17. Como resultado, a vida de Jesus, a videira verdadeira, atravessa o indivíduo salvo e que a nova filial tem o fruto da videira.


Você vai perceber que Deus, nestes versos, indica que Ele espera de nós a dar frutos. Você vai notar também que há para ser uma evolução em nosso frutos. Verso 2 menciona "nenhuma fruta""frutas", E"mais frutas". Versículo 8 fala de "muito fruto". Concluo deste que Deus espera de nós para estar sempre crescendo no processo de dar frutos.


Quando falamos de "frutos," O que queremos dizer? O que será produzido em nossas vidas?

1. Santificação - Ou seja, nós nos tornamos mais semelhantes a Ele. -- Rom. 6:22; Fil. 1:11, Col. 1:10.


2. Espiritualidade - Ou seja, nós nos comportamos mais como Ele. -- Gal. 5:22-23.


Jesus está vivendo sua vida através de você hoje? Você está a dando frutos para a Sua glória? Este foi o segredo do sucesso de Paulo como um cristão, Gal. 2:20. Os seus frutos diz muito sobre sua vida -- Mat. 7:16-20; Mat. 12:33.


III. UMA LIÇÃO SOBRE A RESPONSABILIDADE


Quando pensamos em dar os seus frutos, podemos chamar de volta, pensando que é difícil e que não podemos fazê-lo. Muitos crentes pensam que  dar frutos é para o "super santos", e para aqueles que"chegaram ao clímax da santidade." Na verdade,  dar frutos para o Senhor não é difícil! Na verdade, é uma das coisas mais simples que qualquer crente pode fazer! Dar frutos é uma atividade absolutamente passiva.


A única coisa necessária dos ramos para dar frutos na realidade é "habitar" em Jesus. Se os ramos vão permanecer em Jesus, eles darão frutos para a glória de Deus. A única coisa que o Senhor exige dos ramos é para eles a descansar nEle e para chamar a sua força de vida deles. Se isso acontecer, será sempre fruto o resultado!


Como uma pessoa permanece em Jesus? Primeiro, você deve ser "em" Jesus. Você deve ser salvo! Depois disso, você permanece em Deus através da oração, estudo da Sua Palavra, a meditação sobre Ele e Sua Palavra, v. 4, Adoração e louvor, e entrega total da vida a Ele, Rom. 12:1-2.


Se eu vou permanecer em Cristo, então tenho que tirar a vida dele. Devo render minha vontade a Dele e permitir que Ele viva Sua vida através de mim. Eu devo chegar ao fim de mim mesmo e perceber que sem Ele não sou nada e que não posso fazer nada.


Permanecer em Jesus parece difícil, mas não é. Poucas pessoas realmente fazem, porque, embora seja simples, é caro! Poucas pessoas realmente querem pagar o preço de entrega total à vontade do Senhor.


Se eu quiser ser um ramo frutífero para a glória do Senhor, eu preciso aprender o segredo da fecundidade. Eu preciso aprender a respeitar nele e tirar a vida dele. Caso contrário, nunca haverá qualquer fruto na minha vida.
A qualidade dos frutos não é minha responsabilidade. Deus  trará o tipo de fruta. A quantidade dos frutos não é minha responsabilidade. O meu dever é permanecer Nele. Ele vai produzir a quantidade de frutos da minha vida se eu lhe agradar.


IV. UMA LIÇÃO SOBRE A REALIDADE


A triste verdade é esta: nem todos os ramos tem o mesmo nível.v. 2 - "Todo ramo em mim que não dá fruto, ele tira ..."-"Tira" Significa" para levantar ou aumentar mais". Esta é uma imagem de um ramo que está caído no chão. São folhas,  sujos, cobertos,  não podem absorver a luz, portanto, o ramo não pode dar frutos. O jardineiro vê o ramo nesta condição e Ele levanta-o novamente, limpa-o e coloca-o em um local onde possa receber luz e chuva e onde ele possa crescer como deveria.


Em um nível pessoal, isto significa que quando chegarmos a um lugar na nossa vida cristã, onde estamos infrutíferos e estéreis, o Senhor vai chegar em nossas vidas, Ele irá perturbar o nosso sono e Ele vai nos levantar em um esforço para nos desafiar e chocar-nos para o nosso crescimento.


Existem três etapas deste processo de elevação.


1.) Sua repreensão - Heb. 12:5


2.) Seu Castigo - Heb. 12:5


3.) Sua Flagelação - Heb. 12:6


Há momentos em que o Senhor só pode conseguir isso através de castigo. Se o castigo é respondido com arrependimento, Ele vai nos levar a ser fértil para a Sua glória. Se, no entanto, optamos por continuar em nossos pecados, não é um pecado a morte, 1 João 5:16.


2. v. 2 - "e todo ramo que dá fruto, ele a limpa, para que produza mais fruto ainda."- Isso tem a idéia de limpeza. Quando o jardineiro vê um ramo que está produzindo frutos, Ele remove as coisas do ramo para a vitalidade e força. Coisas como ramos rebentos, botões inúteis, rebentos de extravio, manchas, descoloridas folhas, etc. Qualquer coisa que consome a vida, mas não produz frutos deve ser podada!


Assim é na vida do crente. Há tantas coisas em nós e ao nosso redor que podem dificultar nossa caminhada com o Senhor. Quando começamos a ser fecundo, podemos ter a certeza que Ele vai nos purificar através do processo de poda, para que possamos fazer cada vez mais para a Sua glória. Quando permitimos que as coisas em nossas vidas que dificultam a nossa caminhada com o Senhor, então estamos em perigo de uma poda.

"Poda" Pelo seu próprio nome soa doloroso, e que nem sempre é fácil de cortar o lixo de nossas vidas, mas se não o fizermos, o Senhor certamente fará!


Ele nos desafia e nos purifica de ser proveitosos para ele. Não há dúvida de que quando Ele purifica as nossas vidas pode ser muito doloroso. Mas, eu teria que lembrar que seu toque, não importa o quanto ele pode machucar no momento, é a prova de que você é dele e que Ele cuida de você!

Verso 6 diz-nos que todos os ramos não respondem adequadamente ao desafio e limpeza do ministério do jardineiro. Quando isso acontece, há uma perda de comunhão e de recompensa. Muitas pessoas têm lido este versículo e concluíram que é possível para um ramal para ser sempre cortada da videira. Aqui está o que Jesus está falando:


1. Perda de comunhão. O galho seco ainda possui a mesma natureza, como a videira, mas não é mais ligado no sentido de desenho comunhão de vida.


2. Perda de vitalidade.   Não possuindo vida! Morto e secou. Este artigo descreve muitos cristãos de hoje! Não usar para ser assim, mas agora há amortecimento, onde costumava haver vida. Não há fraqueza, onde costumava haver poder. Não há vazio, onde costumava haver plenitude. O meu conselho é para que você possa voltar e renovar esse companheirismo perdido. Mais uma vez, começar a desenhar a vida dando suco da Vinha e começar de novo na produção de frutos para ele.


3. Perda de Recompensa - Quando esta vida terminar, haverá muitas pessoas que professam o nome de Jesus e foram infrutíferos. Eles vão experimentar a perda de toda a recompensa, 1 Coríntios. 3:13-15. Muitos pensam que se contentar apenas para chegar ao céu, mas deve haver um desejo de ter recompensas para colocar a seus pés.

Você vai ouvir "Bem feito?"

Só se você é um ramo frutífero!



Conclusão: Jesus é a videira verdadeira. Ele existe para trazer glória ao Pai, para salvar os pecadores, vivendo através deles e fazendo-lhes reprodutrores de frutos. Com isto em mente deixe-me terminar, fazendo algumas perguntas:


1. Você está  "na Vinha"? Você sempre esteve genuinamente salvo e enxertados em Jesus? Se não, então você precisa ser, e você precisa ser hoje!


2. Você  "permanece na videira"? Você está puxando a sua força de Deus para que Ele seja capaz de produzir  fruto através de sua vida? Se você for, você provavelmente nem perceba, mas se você não for, você vai saber que, com certeza. Se você não está respeitando a Ele e, como resultado, você não é tão frutífero como você deve ser, então você precisa fazer algo sobre isso agora e precisa buscar se ligar mais a Ele.


3. O jardineiro vem realizando Sua purificação e poda em sua vida? Se ele tem, lembre-se que é porque Ele te ama e que Ele tem um plano maravilhoso para sua vida. Por que não começar antes dEle hoje e agradecer-Lhe para não ser preciso "executar a folha",  e para cuidar de você o suficiente para chegar em sua vida para tocar Nele e tirar da "seiva Dele"?




Se há necessidades em sua vida espiritual, o tempo é agora!


Eugenia  Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog