quinta-feira, 22 de abril de 2010

Ser agente secreto Nesta missão! JAMAIS!

Vós sois o sal da terra;(...) 14Vós sois a luz do mundo(...) Mateus 5.13-14.

 A geladeira chegou na casa dos meus pais em 1976, dois anos após a chegada da energia elétrica no sítio. Até então, as carnes de porco eram conservadas na banha do porco, e a carne de boi conservada no sal, o sal tem o poder de conservar da podridão.

Diferente de 30-40 anos atrás o uso da geladeira é muito comum, não me lembro de ter entrado em alguma casa que não tenha geladeira. A utilidade dela nos dias de hoje faz com que seja uma necessidade para a conservação de alimentos.

Recém casados eu e meu marido  tivemos uma experiência interessante, em uma das primeiras vezes que ficamos fora de casa por uma semana, descobrimos que minha casa tinha problemas de mau contato nas tomadas, por que no dia que saímos tirei a tomada do microondas da energia, e recoloquei a tomada da geladeira, uma semana depois, quando chegamos, nossa geladeira estava descongelada, toda a carne havia apodrecido, e além disso, o odor infiltrou em tudo o que estava na geladeira, TUDO FOI COMPROMETIDO, demorou praticamente um mês e meio saco de carvão para eliminar todo mau cheiro.

O mundo (humanidade não regenerada por Cristo) é como esta geladeira tende a podridão, a imundícia se não houver algo que conserve. Isto ocorre em função do domínio do pecado. É pelo domínio do pecado que temos os conflitos armados, a maldade, os assassinatos, os roubos, as mentiras.

E, quando Jesus usa a metáfora que o crente é sal e luz, Ele estava fazendo referencia ao crente comum, como eu e você somos. Ele não estava falando de crentes espetaculares como achamos que alguns o são. Cristo estava falando de nós. Nós somos sal e luz.

 Jesus falava para seus discípulos e para quem quisesse se tornar seu discípulo. Não se dirigia aos que não tinham interesse em Deus, ou duvidavam de sua existência ou intervenção, nem aos que não acreditavam ser ele, Jesus, o Messias.

 O discurso de Jesus não era um discurso voltado para os que ainda tinham que se arrepender, mas aos que Jesus já conclamou todos ao arrependimento, e a ter fé nele, mas no caso desses sermões, o foco de Jesus era instruir os que já tinham decidido ser seus seguidores.

Nós vivemos num mundo que chora e geme, que chora e range os dentes. Freqüentemente ficamos atônitos, pasmos, às vezes petrificados, sem ação diante da mesquinharia, do egoísmo e da arrogância que reina no coração do ser humano, que arroga o direito de ser chamado de "civilizado".

Quando as pessoas têm oportunidade de roubar, elas roubam. Se tiverem oportunidade de se vingarem de seus desafetos, se vingam. Se forem insultadas, respondem à altura.

 As pessoas do mundo são guiadas pelo desejo de poder, fama e prazer. Pelo interesse pessoal. Se vão ganhar alguma coisa, se arriscam, apostam no que vão fazer. Se não houver chances de ganhar algo, não se arriscam. Preferem ficar longe, parados, vendo os acontecimentos. Justificam seu comportamento dizendo: "Não é problema meu"; "Não tenho nada com isso"; "Não posso resolver todos os problemas do mundo"; "Não fui eu quem causou isto"; "O que eu posso fazer?". Alguma vez você já disse algo assim?

O mundo anseia por amor sincero, por atenção e compreensão, por uma palavra de estímulo. Todos somos carentes de carinho, de amor e de compreensão.

O cristão precisa ser reconhecido como um idealizador do céu na terra. As pessoas do mundo precisam ver nele um olhar diferente, um leve e contínuo sorriso em seu rosto, uma força extraordinária para enfrentar os reveses da vida. Isso é ser "sal da terra".

Crentes não podem ser "crentes secretos". Isto é, cristãos não podem se comportar como qualquer um, como se não conhecessem a Cristo, como se não tivessem compromisso com o Evangelho.

Seu comportamento demonstra que você não é movido pela mesquinharia, egoísmo e prepotência? Você tem se destacado como "sal da terra" “luz do mundo”? O Espírito de Deus flui através de você? Adianta muito pouco ou quase nada sermos Cristãos, se as pessoas à nossa volta não souberem disto. Entende?

Qual é a tua reação diante dos reveses da vida, diante do fracasso, da dor, do sofrimento, da decepção e da frustração?

Você tem se tornado "sal da terra"? Quanto de luz há na tua vida? A gravidade da resposta revela a gravidade da pergunta porque o sal insípido é jogado fora e luz escondida não serve para nada.

Como viver uma vida que faz sentido?

• Comprometendo-se com Cristo a ter uma vida de adoração.

• Tendo atitudes cristãs.

• Desenvolvendo a própria salvação.

• Pedindo sabedoria e discernimento a Deus para enfrentar as lutas da vida.


Eugenia Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog