sábado, 22 de maio de 2010

Bem aventurados

Bem-aventurados. Seguem-se nove bem-aventuranças, cada qual pronuncia uma bênção. A palavra "abençoado" pela primeira vez aplicada a Deus. A felicidade não vem de coisas terrenas; felicidade vem de Deus. Não é dado de forma arbitrária, uma razão segue cada bem-aventurança. Os pobres de espírito. O humilde, em contraste com os altivos, aqueles sensíveis da miséria espiritual. O mesmo estado de espírito está previsto para quando ele fala em outra parte de um espírito contrito e quebrantado.

Bem-aventurados os que choram. Nem todos os enlutados, pois há "uma tristeza deste mundo, que opera a morte". tristeza segundo Deus é significa pecado. Ver 2 Coríntios. 7:10.


Bem-aventurados os mansos. Ao contrário do orgulhoso e do ambicioso, do tipo que conseguem o reino como os judeus esperavam.


Bem-aventurados os que têm fome, etc. Isto implica o mesmo senso de necessidades espirituais como versículos 3 e 4. A fome é um sentido de querer, neste caso, uma falta de retidão diante de Deus, a justiça que vem do perdão de pecados. Ver Lucas 15:17.

Felizes os misericordiosos. Os misericordiosos, aqueles que, ao invés de prejuízo e ressentimento, está pronto a perdoar, este deve obter a misericórdia divina. A quinta petição da oração do Senhor implica que devemos perdoar se esperamos ser perdoados.


Bem-aventurados os puros de coração. O judeu, sob a tutela dos fariseus, pouco se importavam com o estado do coração, se formas exteriores foram devidamente cumpridas. Jesus, porém, exige que o coração, os afetos, a mente deve ser purificados, como a fonte de onde flui a vida moral e religiosa. Um coração puro gera uma vida pura, um coração impuro, uma vida corrupta. Eles verão a Deus. Não é com o olho natural, mas a visão espiritual, pela fé. No coração puro do Senhor habitará e sua presença será reconhecida. Ver João 14:23.


Bem-aventurados os pacificadores. Nem os soldados de um rei guerreiro, como os judeus esperavam, mas os homens que, em nome do Príncipe da Paz, saem a proclamar a paz e a boa vontade entre os homens. Cristo é o grande pacificador.


Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça. Os judeus esperavam um reino vitorioso, e os seus cidadãos para serem os senhores das nações, mas Cristo pronuncia uma bênção sobre os que são perseguidos, não por seus erros, mas por justiça. Estes devem ter o reino. Sem dúvida, essas palavras têm sustentado e muitos aplaudiram um mártir.


Bem-aventurados. . . quando os homens vos injuriarem. Este é um pedido pessoal do que apenas precedido. Alguns daqueles que ouviram foram vilipendiados pelos judeus e perseguidos até a morte. Por minha causa. No verso anterior diz-se "por causa da justiça". As duas expressões significam a mesma coisa.


Alegra-te. Por conta da perseguição. A razão pela qual eles podem se alegrar com a justiça é dada: Grande é a vossa recompensa nos céus. Assim perseguiram os profetas. Isaías é dito ter sido serrado em pedaços; Jeremias foi jogado em um calabouço e ameaçado de morte, Elias foi perseguido por Acabe e Jezabel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog