quarta-feira, 12 de maio de 2010

O Tesouro dos Céus...

Leitura: Mateus 13:44-52
44 —O Reino do Céu é como um tesouro escondido num campo, que certo homem acha e esconde de novo. Fica tão feliz, que vende tudo o que tem, e depois volta, e compra o campo. 45 —O Reino do Céu é também como um comerciante que anda procurando pérolas finas. 46 Quando encontra uma pérola que é mesmo de grande valor, ele vai, vende tudo o que tem e compra a pérola. 47 —O Reino do Céu é ainda como uma rede que é jogada no lago. Ela apanha peixes de todos os tipos. 48 E, quando está cheia, os pescadores a arrastam para a praia e sentam para separar os peixes: os que prestam são postos dentro dos cestos, e os que não prestam são jogados fora. 49 No fim dos tempos também será assim: os anjos sairão, e separarão as pessoas más das boas, 50 e jogarão as pessoas más na fornalha de fogo. E ali elas vão chorar e ranger os dentes de desespero. 51 Então Jesus perguntou aos discípulos: —Vocês entenderam essas coisas? —Sim! —responderam eles. 52 Jesus disse: —Pois isso quer dizer que todo mestre da Lei que se torna discípulo no Reino do Céu é como um pai de família que tira do seu depósito coisas novas e coisas velhas.


Assim como os metais preciosos e pedras preciosas do mundo físico, muitos dos tesouros espirituais do Senhor estão escondidos da visão humana. Para possuí-los é preciso cavar fundo, e quando encontrá-los ainda há muito trabalho a ser feito - de refinação, moldagem, polimento e acabamento - Antes de seu valor eterno  ser totalmente apreciado. O Senhor organizou esta caça espiritual ao Tesouro para a humanidade e todos nós fazemos parte dela. Deus tem coisas muito boas disponíveis para o seu povo, mas os seus melhores tesouros estão sempre escondidos ou camuflados.

Mateus 13:44 Novamente diz, o Reino dos Céus é como o tesouro escondido num campo, o qual, quando um homem o encontra, ele esconde, e de alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo.


45: Novamente, o Reino dos Céus é semelhante a um negociante que busca boas pérolas;


46: Quem, quando ele tinha encontrado uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo que tinha e comprou-a.


47: Novamente, o Reino dos Céus é semelhante a uma rede que, lançada ao mar, recolhe peixes de toda espécie:


48: que, quando cheia, puxaram para a praia, e sentou-se e puseram os bons em navios, mas o elenco maus.


49: Assim será no fim do mundo: os anjos virão e separarão os maus dentre os justos,


50: E os lançarão na fornalha de fogo: ali haverá choro e ranger de dentes.


51: Disse-lhes Jesus: Tendes entendido todas estas coisas? Eles disseram-lhe: Sim, Senhor.



Estas parábolas nos ensinam várias verdades básicas sobre o Reino dos Céus.

Vamos examinar quatro:

1. É muito Valioso 

O Reino dos Céus  é o mais maravilhoso e poderoso no universo inteiro seus recursos espirituais são infinitos e sua riqueza moral incalculável. O Reino dos Céus, também chamado de Reino de Deus, é de fato o tema da maioria dos sermões do Salvador. Ele veio à terra para pregar o Evangelho do Reino de Deus. Nesta passagem, o valor do Reino dos Céus é nomeadamente, o seu Rei é comparado a um achado inestimável.


2. Está temporariamente escondido de nossos olhos

Mas para tudo isso, a Reino dos Céus está invisível aos olhos humanos. E apesar de tudo, é mais duradouro do que as coisas que podemos ver, o fato é - o Reino de Deus está escondido da vista humana. Certamente o Senhor tem propósito escondido. É como se fosse "Enterrado em um campo." Para encontrar esse tesouro escondido exige um esforço de nossa parte. Deve-se diligentemente procurar por ela. Considere estes versículos sobre a procura de coisas ocultas:

Mateus 6:31 31: Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? ou: Que havemos de beber? ou, que nos havemos de vestir? 32: (Pois a todas estas coisas os gentios procuram) para o seu Pai celeste sabe que tendes necessidade de todas estas coisas. 33: Mas, buscai primeiro o reino de Deus ea sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas até você.


Mateus 7:07 Pedi e vos será dado, procurai e achareis, batei e será aberto a vós; 8: Porque todo aquele que pede, recebe; e quem busca acha, e bate-lhe que ela deve ser aberta. 
Colossenses 3:1 Se vós, pois se ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está sentado à direita de Deus.


3. Tem  Valor inigualável

Antes de iniciar qualquer pesquisa é preciso ser capaz de reconhecer as coisas de valor e também as coisas que são inúteis. Quantas vezes as pessoas trocam as coisas de grande valor para futilidades sem valor e bugigangas. Trocam:

Honra e Verdade pela ... riqueza.

Virgindade e Virtude por ... emoções baratas.

Amizade e amor por ... poder e autoridade.

Tempo e esforço por ... coisas perecíveis.

Boa Saúde para ... gozo temporário.

Respeito e decência por ... aplausos e fama.

Salvação eterna pelos ... os prazeres do pecado.

Ao contrário do homem negociante que busca boas pérolas experientes, eles são incapazes de reconhecer uma coisa valiosa quando o vêem, e que troca os seus bens mais preciosos por sucata inútil.

4. Exige Compromisso Total

Embora a entrada eterna no Reino dos Céus é livremente obtida através de Jesus Cristo, o crente deve pôr adiante algum esforço para perceber os benefícios disponíveis.
Mateus 13:44 Novamente, o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido  em um campo, o qual, quando um homem o encontra, ele esconde, e de alegria, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo.


Mateus 13:46 Quem, quando ele tinha encontrado uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo que tinha e comprou-a.


Total compromisso não é simplesmente um ideal que os crentes podem ou não podem assumir.
É uma ordem.  É um imperativo.


Deut.6: 5 E amarás o Senhor teu Deus de todo teu coração, e com toda tua alma e com todas as tuas forças.



Deut. 10:12 E agora, Israel, o que fez o Senhor teu Deus pede de ti, senão que temas o Senhor teu Deus, andando em todos os seus caminhos, e amar e servir o Senhor teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma.

(Veja também Deut.11: 13)



Mateus 22:37 Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo teu coração, e com toda tua alma e com toda tua mente.



Há cerca de milhões de crentes que não tem compromisso total. Eles acreditam, mas só. Eles servem o Altíssimo, mas com um fervor fraco e um compromisso contido. E, isso é muito pouco.  A maioria começa muito bem, mas muitos, e muitos resultados não são bons. É uma verdade triste, mas eles serão os perdedores eternos no longo prazo.



Meu amigo (a), Deus tem um tesouro para você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog