domingo, 23 de maio de 2010

Salmo 23

"O Senhor é meu pastor". Com estas palavras, o crente é ensinado a manifestar a sua satisfação no atendimento do grande Pastor do Universo, o Redentor  dos homens.

 Um rebanho de ovelhas, inofensivas, a alimentação em pastagens verdejantes, sob os cuidados de uma forma hábil, do vigilante pastor.

Um símbolo dos cristãos levados de volta para o Pastor de suas almas. A maior abundância terrena é um pasto seco para um homem perverso, que aprecia nela somente o que agrada aos sentidos, mas para um homem piedoso, que põe sua fé na bondade de Deus em todos os seus prazeres, embora tenha pouco do mundo , é um pasto verde.

Somos abençoados com a pastos verdejantes das ordenanças, não vamos pensar que o suficiente para passar por eles, mas vamos permanecer neles. As consolações do Espírito Santo são as águas paradas em que os santos são levados, os córregos que fluem a partir do manancial de águas vivas. Estes só são levados pelas águas ainda de conforto, que andam nos caminhos da retidão. O caminho do dever é o modo verdadeiramente agradável. O trabalho da justiça em paz. Nesses caminhos não podemos andar, a menos. Deus levar-nos a eles, e levar-nos a nos mesmos. O descontentamento e a desconfiança procede de incredulidade, um passeio instável é a consequência: vamos então simplesmente confiar em nossos cuidados pastorais, e ouvir a sua voz.

O vale da sombra da morte pode denotar a aflição mais grave e terrível, escuro ou dispensa da providência, que o salmista jamais poderia vir abaixo. Entre a parte do rebanho na terra e que é ido para o céu, a morte é como se houvesse um vale escuro, que deve ser passada para ir de um para o outro. Mas até nisto há palavras que diminuir o terror. É, mas a sombra da morte: a sombra de uma serpente não ardem, nem a sombra de uma espada de matar. É um vale profundo, de fato, e escuro, e cheio de lama, mas os vales são geralmente fértil, e por isso é a própria morte fecunda de conforto ao povo de Deus. É um passeio com ele: não deve ser perdido neste vale, mas obter seguro para a montanha do outro lado. A morte é um rei do terror, mas não para as ovelhas de Cristo. Quando eles vêm a morrer, Deus vai repreender o inimigo, ele irá guiá-los com sua vara, e sustentá-los com sua equipe. Há bastante no evangelho para o conforto dos santos quando morrer, e debaixo deles estão os braços eternos. Festa do Senhor, nas disposições do seu amor. Satanás e os ímpios não são capazes de destruir seu conforto, enquanto eles são ungidos com o Espírito Santo, e beber o cálice da salvação, que está sempre cheio. A experiência do passado ensina os crentes a confiança de que a bondade e a misericórdia de Deus segui-los todos os dias de suas vidas, e é seu desejo e determinação para buscar a sua felicidade ao serviço de Deus aqui, e eles esperam para desfrutar de seu amor por sempre no céu. Enquanto aqui, o Senhor pode fazer qualquer situação agradável, pela unção do Espírito e as alegrias de sua salvação. Mas aqueles que ficariam satisfeitos com as bênçãos de sua casa, deve ficar perto dos direitos dele.

João Wesley

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog