sexta-feira, 14 de maio de 2010

Analise A estrutura!

Texto: Lucas 5,33-39
33 Disseram-lhe eles: Os discípulos de João e bem assim os dos fariseus freqüentemente jejuam e fazem orações; os teus, entretanto, comem e bebem. 34 Jesus, porém, lhes disse: Podeis fazer jejuar os convidados para o casamento, enquanto está com eles o noivo? 35 Dias virão, contudo, em que lhes será tirado o noivo; naqueles dias, sim, jejuarão. 36 Também lhes disse uma parábola: Ninguém tira um pedaço de veste nova e o põe em veste velha; pois rasgará a nova, e o remendo da nova não se ajustará à velha. 37 E ninguém põe vinho novo em odres velhos, pois o vinho novo romperá os odres; entornar-se-á o vinho, e os odres se estragarão. 38 Pelo contrário, vinho novo deve ser posto em odres novos e ambos se conservam. 39 E ninguém, tendo bebido o vinho velho, prefere o novo; porque diz: O velho é excelente.


Jesus chamou Levi para ser um discípulo (5:27-28) e Levi respondeu convidando Jesus para um banquete acompanhado de seus amigos cobradores de impostos (5:29). Por causa deste tempo com os cobradores de impostos, os fariseus e os escribas questionaram Jesus, buscaram maneiras de criticá-lo. Jesus responde que ele veio como médico para curar a ferida do pecado, não é de admirar que Ele passou algum tempo com os pecadores. Ele tinha o intuito de curar as feridas.

Nós vemos o jejum por toda a Bíblia. Moisés, Elias, Daniel e Jesus passaram por jejuns prolongados em busca a Deus; tempos  de calamidade nacional; luto pessoal;  às vezes com a intenção de humilhar a si mesmo, luto, e buscar a misericórdia de Deus (Deuteronômio 9:18; Neemias 9:1; Ester 4:16, 1 Samuel 7:06, 31:13; 2 Samuel 1:12, 3:35, 12:16, 21-23; 35:13 Salmo 36:6 Jeremias, 6:18 Daniel; 9:1-3).


Aprendemos com esta passagem que o jejum sempre foi uma prática regular dos discípulos de João (5:33). A profetisa Ana regularmente jejuava (Lucas 2:37), assim como o Centurião em Antioquia (Atos 10:30, em alguns textos). Paulo, também, pode ter praticado o jejum regularmente, embora isso não seja totalmente claro (2 Coríntios 6:5; 11:27).

Mas os fariseus certamente tinham a prática do jejum, muitas vezes com orgulho (Mateus 6:16-18). Eles jejuavam duas vezes por semana, às segundas e quintas-feiras (Lucas 18:12).  Nós estamos condicionados a pensar que todos os fariseus eram hipócritas, mas isso é certamente um exagero. Naturalmente, muitos fariseus eram hipócritas, com as práticas exteriores, que encobria um coração egoísta. Mas, sem dúvida, havia muitos fariseus que jejuavam com sinceridade que obedeciam a lei oral  tanto como ao Senhor assim como Nicodemos. Eles foram sinceros, mas impedidos por um grande peso de minúcias jurídicas que compôs grande parte de sua práticas religiosas.

Os fariseus, que contrastavam de Jesus e seus discípulos "comendo e bebendo", com João Batista e os fariseus a prática do jejum, no entanto, estavam mais interessados em colocar Jesus para baixo ao invés de fazer uma investigação sincera.


A imagem dos odres que Jesus usa em sua parábola é estranha à nossa cultura. O recipiente de vinho de couro que podemos imaginar é uma bota de couro em forma de lágrima que os espanhóis usam para transportar vinho e esguicho em sua boca. Mas isso é muito diferente o odre se refere a Jesus.


O vinho era feito pisando descalço sobre as uvas. (Veja Isaías 63:2-3; Jó 24:11 b; Lamentações 1:15, Joel 3:13, Mateus 21:33, Apocalipse 14.19,20; 19:15, quando pisa no lagar era um símbolo de julgamento.) O sumo, em seguida, fluia através de um canal em um navio menor, uma adega recolhia e fermentava o recipiente para o suco de uva.

No clima quente da Palestina, o suco de uva começou a fermentar muito rapidamente e não havia nenhuma maneira fácil de evitar a fermentação. Após o primeiro estado da fermentação teve lugar na adega, o vinho foi separado das borras (isto é, os sedimentos de leveduras mortas, cristais de tártaro, pequenos fragmentos de casca de uva, etc) e filtrada através de uma peneira ou um pedaço de pano (cf. Mateus 23:24). Após 4-6 dias foi vertido em jarros de barro forrada com frequência (chamado ânforas na Grécia, por exemplo, Jeremias 48:11), ou peles de animais para o armazenamento e fermentação.

Odres eram feitos de peles de cabra curtidas (1 Samuel 01:24, 10:03, 16:20, 25:18, 2 Samuel 16:1). No Antigo Testamento, a palavra hebraica nebel "Pele-garrafa, a pele", é traduzido pelo KJV como "garrafa" que nos dá imagens de garrafas de vinho de vidro.  Esta imagem é bem descrito por Jó:


"Porque eu estou cheio de palavras, e o espírito dentro de mim me obriga; por dentro eu sou como o vinho engarrafado, como odres novos pronto para estourar. " (Jó 32:18-19)

Fermentação no odre poderia continuar por mais dois a quatro meses até que o processo se desaceleração. Por que com o tempo a pele foi esticada até ao limite. O álcool é provavelmente cerca de 12%, e a proteína colágeno, que dá a capacidade no  couro de alongamento e, provavelmente, por desnaturar o álcool, destruindo a sua elasticidade natural. A capacidade da pele de contrato e esticar mais uma vez foi perdida.

Vinho Novo em odres velhos (5:37-38)

Enquanto nós não estão familiarizados com os detalhes dos odres, os ouvintes de Jesus eram. Ele não tem que explicar a fermentação e o envelhecimento da pele. Eles sabem o que ele significa.


"E ninguém deita vinho novo em odres velhos. Se o fizer, o vinho novo romperá os odres, o vinho vai acabar e os odres será arruinado. Não, o vinho novo deve ser deitado em odres novos." (5:37-38)


Está aqui o mesmo contraste entre o antigo e o novo que vimos na parábola do vestuário remendado. Seu ponto é o mesmo: você não pode participar do novo ao antigo, ou você vai estragar tanto o vinho novo e a pele velha. A pressão do gás a partir da fermentação é eventualmente tão grande que a inflexível rupturas da pele velha, e o vinho novo brota no chão e é desperdiçado. Todos os seus ouvintes não sabem usar odres velhos com vinho novo. Eles entendem.

O velho é melhor (5:39)

Mas por que falar sobre o contraste entre o velho e o novo? Quais são as novidades que seriam arruinados por estar ligado ao antigo? Onde ele quer chegar?


Jesus veio com o evangelho radical das Boas Novas para os pobres, os marginalizados, os oprimidos, os doentes, os quebrantados do coração (4:18-19). Ele fala com autoridade, em vez da hipocrisia dos escribas de sua época. Suas regras de homem que ele pode comer com e como ele deve jejuar só iria ficar no caminho. Eles são externos, isto é tudo. Jesus, por outro lado, é com o objetivo de expor de novo no coração da antiga fé. Ele ajuda-los a voltar novamente ao amor a Deus e ao próximo, para fazer a misericórdia e a justiça amor e andes humildemente com seu Deus. Estes são o núcleo da fé hebraica - a sua vida, e não a morta tradição farisaica externa que oferece uma aparência de piedade, mas não muda o coração (cf. Colossenses 2:23).

Você pode pensar que este é um assunto morto, mas ele tem uma maneira de levantar a cabeça novamente. Paulo, treinado como um fariseu,  compreende a natureza radical da salvação pela graça mediante a fé, e vai pregando ousadamente em todo o Mediterrâneo. Logo, ele é chamado no tapete para explicar por que ele não é impor regulamentos familiar judaica em seus convertidos gentios (Atos 15). Novamente e novamente ele tem que insistir que somos livres em Cristo, por isso não deve tornar-se enredado novamente em uma religião legalista tentando passar-se fora do cristianismo (cf. Gl 5, por exemplo). Os judaizantes tentam infectar igreja após igreja, com seu legalismo, os destinatários da Carta aos Hebreus são tentados a voltar novamente para a regulamentação do judaísmo. Sim, legalismo e  uma fé externa são os problemas de cada geração.

Por que isso acontece? No final da parábola do odres, Jesus coloca desta forma: "E ninguém tendo bebido o velho quer o novo, porque diz: 'O velho é melhor" (5:39). É mais fácil cair para trás ao que é familiar e confortável, e justificam que, ao invés de lançar-se em uma vida guiada não por leis e regulamentos, mas liderada pela voz do Espírito de Deus. Os dois são opostos, o velho e o novo. Você não pode combiná-los sem destruir a ambos.

Não, Jesus, insiste, o Evangelho do Reino não deve ser prejudicado pelas regras da religião dos fariseus. Ela deve ser livre para trabalhar seu poder ilimitado. O vinho novo não pode ser tão bom para a língua, e finamente idade como um vinho velho. Pode ser um pouco acentuado e refinado. Mas ele está vivo. Você não pode contê-lo em estruturas antigas. Você deve encontrar odres novos para isso ou nada.

Integrar o novo com o velho

Isso não quer dizer que Jesus expulsou os Antiga Aliança. Ele deixa bem claro no Sermão da Montanha, que vem para cumprir a lei, não  revoga esta:

"Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim destruir, mas cumpri-las. Vos digo a verdade, até que o céu e a terra desaparecerão, nem a menor letra, nem o mínimo do curso de uma caneta, se por qualquer meio, passará da lei até que tudo seja cumprido. Qualquer um que violar um dos menores desses mandamentos e ensinar os outros a fazerem o mesmo será chamado o menor no reino dos céus, mas aquele que pratica e ensina esses comandos será chamado grande no reino dos céus. Pois eu vos digo que se a vossa justiça supera a dos fariseus e os doutores da lei, você certamente não entrará no reino dos céus ". (Mateus 5:17-20)

Ele não veio anular a lei, mas a despir a tradição dos fariseus para que as pessoas possam ver o poder e o espírito da lei, e se arrepender, se preparando para a vinda do Reino. Jesus envia o Espírito que agora cumpre a lei dentro de nós (Romanos 8:1-4, Gálatas 5:16-23).


Vertendo a vida do Espírito em sua vida

Após ter colocado o ensinamento de Jesus em perspectiva, no entanto, devemos fazer uma pausa para lidar pessoalmente com o poder de suas palavras: "E ninguém deita vinho novo em odres velhos. Se o fizer, o vinho novo romperá os odres, o vinho será executado para fora e os odres será arruinado. Não, o vinho novo deve ser deitado em odres novos "(5:37-38).

Quais são as estruturas de nossa época e da cultura que não pode coexistir com o vinho novo do Espírito. O que temos tentado costurar com o cristianismo  que irá causar um desgaste maior e comprometer a própria fé. Nos dias de Jesus era o espírito legalista dos fariseus. O que há em sua própria vida? O que é isso no seu trabalho, sua comunidade, sua escola, seu ambiente?

"Vinho novo deve ser deitado em odres novos", não acomodados às coisas confortáveis em nossas vidas com o qual é basicamente incompatíveis. A mensagem dos discípulos deve ser intransigente da nossa fé e do trabalho do Espírito em nossas vidas. Os nossos costumes e hábitos, e as estruturas de nossa sociedade devem se ajustar a isso.

________________________________________

Oração

Senhor, enche-nos de novo com o Seu Vinho Novo. Desta vez, nos ajude a contê-lo e a crescer com ele, ao invés de perdê-lo por causa da nossa teimosia e inflexibilidade.

Ajuda-me, Senhor, a reconhecer maneiras novas que o Senhor quer trabalhar na minha própria vida.

Em nome de Jesus, eu oro. Amém.

________________________________________

 Principais Versos

"E ninguém deita vinho novo em odres velhos. Se o fizer, o vinho novo romperá os odres, o vinho vai acabar e os odres será arruinado. Não, o vinho novo deve ser deitado em odres novos" (Lucas 5: 37-38).

________________________________________

E.O.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog