sexta-feira, 21 de maio de 2010

Comentário de Wesley - Lucas 11.1-13

Versículo 1.Senhor, ensina-nos a orar, como João também ensinou os seus discípulos - Os mestres judaicos ensinavam a seus seguidores uma forma abreviada de oração, como um sinal peculiar de sua relação com Deus. Provavelmente João Batista havia ensinado uma oração abreviada. E, nesse sentido, parece ser que os discípulos perguntaram a Jesus neste momento, para ensiná-los a orar. Assim, ele repete  o que ele tinha antes dado a eles em seu sermão no monte, mas ainda falando as mesmas coisas em substância. E essa oração pronunciada do coração, e no seu significado verdadeiro e completo, é realmente o emblema de um verdadeiro cristão: para ele não é deste tipo, cujo primeiro e mais ardente desejo é a glória de Deus, e a felicidade do homem pela vinda do seu reino. Quem pede mais deste mundo do que o seu pão de cada dia, entretanto, desejo que o pão que desceu do céu. E  quem só deseja para si próprio  o perdão dos pecados, (como ele perdoa sinceramente outros), e santificação.


Verso 2.Quando orardes, dizei: - E o que ele disse para eles é, sem dúvida, a nós também. Estamos aqui, portanto, dirigidos, não só para imitar isso em todas as nossas orações, mas a utilizar esta forma de oração. Mat. V, 9.




Versículo 4.Perdoa-nos, porque nós somos perdoados - não uma vez, mas continuamente. Isso não denota a causa meritória do nosso perdão, mas a remoção desse obstáculo que, caso contrário tornaria impossível.


Versículo 5. À meia-noite - O momento mais inoportuno, mas nenhum momento é inoportuno com Deus, tanto para a audiência ou a responder a oração.


O versículo 9.  Mat. 7.


O versículo 13.Quanto mais vosso Pai celestial - Como é bela a gradação! Um amigo: um pai: Deus! Dê o Espírito Santo - O melhor dos presentes, e que inclui toda boa dádiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog